Apoie o DCM

Lira articula para deputados pressionarem Guedes

Arthur Lira e Paulo Guedes
Arthur Lira não vai facilitar para Paulo Guedes

Arthur Lira (PP), presidente da Câmara, não vai facilitar para o ministro da Economia. Paulo Guedes foi convocado nesta semana para explicar a empresa offshore que possui em paraíso fiscal. Como já havia dito o DCM, o chefe da Casa Legislativa pediu a cabeça do responsável pela pasta econômica.

O governo federal quer que Guedes esteja no plenário da Câmara na próxima quarta (13). Inclusive, essa foi uma articulação de Ricardo Barros. A data é um dia após o feriado e costuma ter quórum baixo na Casa. Porém, a oposição promete comparecer em peso, caso a data seja confirmada.

Porém, segundo o Metrópoles, Lira disse para aliados nesta sexta (8) que só decidirá a data do depoimento quando voltar do Brasil. Atualmente, ele está em viagem oficial na Europa. A previsão é que o deputado esteja no Brasil apenas na quarta que vem.

Auxiliares do parlamentar acreditam que Guedes só irá depor na penúltima semana de outubro, entre os dias 18 e 23. Ou seja, haverá muitos deputados para pressionar o ministro.

Leia mais:

1 – Bolsonaro assina decreto que facilita registro e liberação de agrotóxicos

2 – Lula chama Guedes de incompetente: “Só acreditou quem queria destruir o Brasil”

3 – Após ser inocentado, Lula diz que não antecipa julgamento nem de Bolsonaro nem de Guedes

Lira não gosta de Guedes

Não é segredo para ninguém que Paulo Guedes é uma figura que desagrada o presidente da Câmara. Uma das condições que Lira fez para não criar empecilhos para Bolsonaro se filiar ao PP é a demissão do ministro.

O presidente da Câmara busca o apoio de Bolsonaro para comandar as pautas econômicas do pais em 2022. O foco seria fazer o governo vencer e usar a máquina pública para isso. Em tese, toda ajuda seria bem vinda, mas aí mora um problema. Para funcionar, Lira quer a cabeça de Paulo Guedes. O DCM também havia revelado esse bastidor.