Mamãe Falei diz que fim da meia-entrada vai “ampliar acesso à cultura”

Foto: Reprodução
Em entrevista ao UOL, o deputado estadual Arthur do Val (Patriota-SP), o “Mamãe Falei”, falou sobre seu projeto que põe fim à meia-entrada no estado.
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou ontem o texto, que prevê que não haja diferenciação na venda de ingressos para todas as categorias com direito ao benefício.
Leia também:
1 – Bolsonaro engana YouTube para fazer live
2 – TV Manchete pode voltar ao ar através do dono da Havan, diz site
3 – Demitido da Globo após vazar vídeo intimo, repórter defende Maurício Souza
De acordo com o parlamentar ex-bolsonarista, o projeto visa “ampliar o acesso à cultura”.
“Quem é da faixa de idade considerada de idoso já tem o benefício da meia-entrada. Qual é o debate aqui? Nós temos duas coisas aqui, que é a intenção e a segunda é como chegar no objetivo. A minha intenção com o projeto é ampliar o acesso à cultura. Parece um pouco contraintuitivo, ‘não entendi, você quer acabar com a meia entrada para favorecer a cultura?’ Sim, de forma completamente igualitária”, afirmou.
Ele citou o exemplo de um universitário rico que paga meia-entrada e a “faxineira que trabalha na casa desse estudante paga inteira”.
“É uma distorção absurda que causa inclusive o encarecimento dos ingressos. Basicamente o que a gente tem hoje é a metade do dobro e eu posso provar matematicamente como a meia-entrada encarece os ingressos”, disse.
Mamãe Falei comemorou aprovação do projeto
Pelo Twitter, o deputado estadual do MBL comemorou a aprovação do projeto. “Acabaremos com a distorção social que a meia-entrada causa e o impacto econômico negativo que ela gera no setor cultural”. Ele ainda reclamou que o PT, o PSOL, Janaina Paschoal e o bolsonarista Douglas Garcia votaram contra a medida.
O direito à meia-entrada é garantido por leis federais. A 12.933 de 2013 é uma delas: garante o benefício a estudantes e jovens entre 15 e 29 anos de baixa renda. O Estatuto da Juventude e o Estatuto do Idoso também garantem o direito em eventos culturais ou esportivos para estudantes e pessoas acima de 60 anos.
Meu projeto que acaba com a meia-entrada em SP foi APROVADO.
Acabaremos com a distorção social que a meia-entrada causa e o impacto econômico negativo que ela gera no setor cultural.
Votaram contra: PT, PSOL, Janaina Paschoal e Douglas Garcia.
Agora vai à sanção do governador!
— Arthur do Val – Mamaefalei (@arthurmoledoval) October 27, 2021