Apoie o DCM

Médico é responsável por invadir sistema do SUS e fazer apologia ao nazismo em perfil de Átila

Atila dados falsos sus
Atila revelou que seus dados foram invadidos por hackers em novembro – Foto: Reprodução

O responsável pela alteração dos dados de biólogo Átila Iamarino na plataforma ConecteSUS foi identificado como um médico de Porto Velho, em Rondônia. O profissional teve o acesso ao sistema do Ministério da Saúde bloqueado após a descoberta.

A invasão foi exposta pelo pesquisador em novembro, quando ele viu que seu nome, nacionalidade e filiação estavam alterados no certificado de vacinação contra a covid-19. O responsável pela alteração, que não teve a identidade revelada, também declarou que o divulgador científico estaria morto.

Após receber uma solicitação de Átila, o Ministério da Saúde identificou o autor da falsificação e corrigiu suas informações no ConecteSUS e no CadSus, ferramenta de cadastro conectada à utilização de serviços de saúde. Com informações do UOL.

Leia também:

1; Com base na CPI, PGR abriu seis investigações envolvendo Bolsonaro e ministros

2; Bolsonaro se derrete por Mendonça e Nunes Marques no STF

3; Moro sofre derrota para Bolsonaro no STF

O que disse Átila?

“A alteração foi feita com a credencial (agora bloqueada) de um médico de Porto Velho/RO, que também me marcou como morto, fez apologia nazista e outras ofensas. Agradeço pela resposta”, escreveu o microbiologista ao anunciar a resolução do caso.

Átila ainda explicou que o responsável pela fraude usou uma VPN para conseguir acesso ao sistema do Ministério da Saúde simulando estar em Brasília, mas seu verdadeiro endereço acabou ficando gravado com os dados de acesso.

“Isso foi feito com essa credencial, não necessariamente pela pessoa dona dela. Ainda estamos vendo os próximos passos com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e em relação ao responsável pela credencial ou quem usou ela”, completou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.