Apoie o DCM

Mercado coloca condição para apoiar Moro; Saiba qual

O ex-juiz Sérgio Moro no evento de filiação ao Podemos. Foto: Bela Megale
O ex-juiz Sérgio Moro no evento de filiação ao Podemos. Foto: Bela Megale

Há alguns dias, o ex-juiz Sérgio Moro discursou para 40 convidados do Credit Suisse, em um evento do mercado financeiro. Embora a plateia tenha gostado do discurso do ex-ministro do governo Bolsonaro, que foi voltado para reformas liberais, os gestores da “Faria Lima” ainda não têm certeza sobre a viabilidade de um possível governo Moro, que pode se candidatar à presidência em 2022.

O mercado teria aprovado o fato de Moro estar se assessorando com o economista Afonso Celso Pastore. O problema está em outra pasta: a da casa civil.

A informação é da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Leia mais:

1. Reprovação de Bolsonaro explode e vai a 65%, diz pesquisa Atlas

2. China vai entregar 1 bilhão de doses da vacina contra Covid-19 à África

3. Lula defende que Europa pare de discriminar África em gesto contra a ciência e a humanidade

De acordo com Malu Gaspar, o “risco Moro”, que alguns agentes do mercado financeiro tem pontuado, não é econômico, e sim político. Eles temem que o ex-ministro não consiga um bom trânsito no Congresso Nacional devido a sua atuação na operação Lava Jato, da qual muitos parlamentares se tornaram alvo.

Por causa disso, o que mais interessa para o mercado é saber quem seria o ministro da Casa Civil de Moro, que é quem tem a função de articulação política com o legislativo.

A depender do nome escolhido, esse ministro é que poderá vir a ser o “posto Ipiranga” de Moro em um eventual – e muito pouco provável – governo.

Segundo a jornalista do Globo, o personagem mais lembrado para essa função é o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB). Nos últimos meses, ele tem se reunido com gestores e executivos de bancos e com pré-candidatos da chamada terceira via. Hartung estaria trabalhando por uma chapa de consenso.

Com informações da coluna de Malu Gaspar, do Globo

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.