Apoie o DCM

VÍDEO – Míriam Leitão defende apagões de FHC: “Melhor gestão de crise energética da história”

Míriam Leitão – Foto: Reprodução

Em meio à pior crise hídrica que o Brasil enfrenta em 91 anos, a jornalista Míriam Leitão defendeu os apagões de 2001, conhecidos como “apagões de FHC”.

“O Brasil já teve experiência no passado e sabe como agir. O apagão de 2001 ficou na história como apagão, mas ficou conhecida também como a melhor gestão de crise energética que se tem na história”, disse Míriam.

Omissão do PSDB

Em evento da Exame, o empresário Antônio Ermirio mostrou que o Brasil estava prestes a enfrentar uma crise de energia.

Foi esnobado por Alcides Tapias, ministro do desenvolvimento à época, que negou o problema e disse que caso ocorresse o governo saberia tomar as providências necessárias.

Hoje, Míriam e Bolsonaro estão repetindo a omissão do governo FHC, que ignorou e tripudiou os alertas sobre o apagão de 2001.

Confira a defesa abaixo:

Leia também

1; VÍDEO: Ministro de Bolsonaro pede para população usar menos chuveiro e até ferro de passar

2; Até ministro de Bolsonaro reclama de falta de dinheiro

3; Brasil busca energia na Argentina, que Bolsonaro atacou e comparou à Venezuela

Bolsonaro traz de volta fantasma do apagão

O presidente Jair Bolsonaro está prestes a trazer de volta o “fantasma do apagão” de FHC.

Assim como em 2021, no anterior à eleição de 2002, FHC enfrentou uma crise hídrica que ameaça o fornecimento de energia elétrica nas casas, comércios e indústrias.

Há 20 anos, a continuação do roteiro envolveu um racionamento de energia na maior parte do país, com a redução compulsória de 20% do consumo de eletricidade.

O racionamento durou até o início de 2002 e é apontado como um importante fator para explicar a derrota do PSDB na eleição presidencial.