Apoie o DCM

Morre o arquiteto Ruy Ohtake

Ruy Ohtake em frente ao Hotel Unique, sua obra em São Paulo
Ruy Ohtake em frente ao Hotel Unique, sua obra em São Paulo. Foto: Divulgação

Morreu neste sábado (27) o arquiteto Ruy Ohtake (83). A causa da morte não foi informada. O paulistano era filho da artista plástica Tomie Ohtake, que morreu aos 101 anos em 2015.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960, ele foi o responsável por inovar a arquitetura brasileira contemporânea. Deixa suas obras como legado.

O arquiteto deixou sua marca na paisagem paulistana com formas geométricas definidas e cores marcantes. Alguns exemplos são o Hotel Unique e o Renaissance, o Instituto Tomie Ohtake e o Edifício Santa Catarina.

O velório será realizado neste sábado, em cerimônia aberta apenas para a família. Será cremado no Horto da Paz, também na capital paulista.

Leia mais:

1 – Sem decolar na pesquisa, Ciro Gomes não joga a toalha

2 – Sara Winter diz que Bolsonaro foi uma “grande ilusão” e “não tem nenhum poder”

3 – Jogadores e diretoria do Palmeiras se irritam com Bolsonaro

A morte de Ruy Ohtake

Filho primogênito da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake, ele tinha um câncer de medula. A morte do arquiteto foi confirmada por seu irmão, Ricardo. “Para Ruy, arquitetura era uma obra construída. E ele deixou uma quantidade muito grande de obras como legado”, afirma.

A empresária Marcy Junqueira, casada com Ruy, lamentou a morte e lembrou de sua dedicação pela profissão: “Depois que a família almoçava junto aos domingos, deixávamos ele no escritório. Eu acho que ele tinha um amor pela arquitetura e foi o exemplo mais incrível que eu vi na minha vida”.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link