Apoie o DCM

Morre Nelson Freire, um dos maiores pianistas do mundo

Pianista Nelson Freire se apresenta na abertura festiva do Festival Internacional de Música de Londrina
Nelson Freire. Foto: Divulgação/Festival Internacional de Música

Nesta segunda (1), morreu Nelson Freire, um dos maiores pianistas do mundo e detentor de diversos prêmios. Ele foi a óbito nesta segunda (1), aos 77 anos. Ele estava em casa e a causa da morte não foi revelada.

Leia também:

1 – Guedes é criticado por ministros após chamar Marcos Pontes de “burro”

2 – Bolsonarista ameaça estrangeira nas ruas de Roma

3 – Associação Brasileira de Imprensa repudia agressão a jornalistas e crítica presidente: “Envergonha o Brasil”

A carreira de Nelson Freire

Mineiro, Nelson Freire começou a tocar piano aos 3 anos de idade, em 1947. Dois anos depois, fez seu primeiro recital no Teatro Municipal de São João Del Rei. Aos 12, foi estudar com os melhores professores do instrumento na Europa. Com 15, dava seus primeiros concertos.

Foi consagrado pela crítica europeia e se apresentou com as melhores orquestras do mundo, tornando-se um dos grandes intérpretes de Beethoven. Também ficou conhecido por ser intérprete de Chopin.

Só lançou seus grandes discos em 2001. Antes disso, durante décadas, se recusou a fazer gravações por acreditar que a música só acontecia ao vivo, com público.

Segundo o g1, o pianista nunca parou de estudar e passava a maior parte do tempo em casa, sozinho, se exercitando e desenvolvendo suas técnicas. Em 2012, voltou ao palco de São João Del Rei, onde fez seu primeiro concerto, 62 anos antes.

Entre seus títulos e homenagens estão as de Cidadão do Rio, Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, Medalha Pedro Ernesto, Cavaleiro da Legião de Honra da França, Comandante de Artes e Letras da França, Medalha da Cidade de Paris e da Cidade de Buenos Aires, também o título de doutor honoris causa da Faculdade de música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.