Apoie o DCM

Nunes Marques barra punição a promotor que investigou Gilmar Mendes

O ministro do STF Kassio Nunes Marques. Foto: Reprodução
O ministro do STF Kassio Nunes Marques. Foto: Reprodução

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, suspendeu a punição ao promotor que investigou seu colega de tribunal Gilmar Mendes. O promotor abriu um inquérito civil público para apurar se o ministro se beneficiou financeiramente da estatização da Uned, em Mato Groso.

A faculdade pertencia à família do magistrado e foi vendida ao governo de Mato Grosso, à época comandando por Silval Barbosa (MDB). Com informações do UOL.

Na semana passada, ele decidiu impedir que o promotor Daniel Zappia ficasse 45 dias afastado do cargo, sem receber salário, depois de ser punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Segundo Nunes Marques, não é possível aplicar a pena ao promotor antes de ser analisado seu recurso contra a condenação.

Leia também:

1- Governo Bolsonaro ignora oferta de Butantan por novas doses da Coronavac

2- Moro manda recado e diz se aceita ser vice em chapa ‘de terceira via’

3- VÍDEO: Lula defende pontes com evangélicos em sessão de ‘Marighella’

Nunes Marques livra cara de promotor

A apuração foi suspensa pela Justiça local. Enquanto Zappia aguardava o desfecho, a defesa de Gilmar Mendes denunciou-o ao CNMP argumentando “sanha inquisitorial”.

Antes de o promotor chegar à cidade de Diamantino, havia investigações sobre o uso de agrotóxicos em fazendas da região, inclusive da família de Gilmar Mendes. Segundo os advogados do ministro, ao investigar a extinta faculdade da família e promover ações judiciais na área ambiental, o promotor perseguia o membro do Supremo.

Em setembro, o CNMP formou maioria para punir Zappia. O julgamento foi concluído. Foram em nove votos pela suspensão do promotor e apenas um contra. A punição seria aplicada imediatamente, antes da análise de um recurso. Porém, ele recorreu ao Supremo, e Nunes Marques lhe deu razão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.