Apoie o DCM

Paulo Pimenta detona delação de Barusco manipulada por Dallagnol: “Escárnio”

Paulo Pimenta
Paulo Pimenta – Foto: Reprodução

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) foi às redes sociais, neste sábado (16), comentar sobre delação de Barusco manipulada por Deltan Dallagnol, revelada pelo DCM.

Os procuradores da extinta força-tarefa Operação Lava Jato, do MPF-PR, propuseram cláusulas extras, criaram uma nova versão e negociaram os termos da delação premiada do ex-executivo da Petrobras Pedro Barusco, no início do ano de 2015. O objetivo era incluir o Partido dos Trabalhadores entre as figuras delatadas, com a intenção manifesta de atingir fins políticos e “derrubar a República”.

Dallagnol se comportou todo o tempo como chefe de quadrilha, nunca como um procurador da república. O que foi revelado hj pelo @DCM_online é um escárnio: “Abaixo a república… KKK”, disse Dallagnol após escrever a delação de Barusco e incluir o @ptbrasil por fins políticos”, escreveu Pimenta.

Confira abaixo:

Leia também:

1; China surpreende inteligência dos EUA com capacidade militar de míssil hipersônico

2; VÍDEO – Deputado bolsonarista ataca Orlando Brandes, CNBB e papa: “Pedófilos safados”

3; Debandada: 40% dos deputados do PSL vão mudar de partido após fusão com o DEM

Prática ilegal

A prática dos procuradores de Curitiba é ilegal. A norma brasileira que regulamenta e deu origem ao instituto da delação premiada no Brasil (Lei Nº 12.850, de 2 de agosto de 2013) veda expressamente que as autoridades constituídas sugiram versões, solicitem inclusões ou firam de qualquer modo a iniciativa do próprio delator sobre o que pretende levar a conhecimento dos órgãos de investigação e controle.

Vale dizer: não é permitido que se construam delações customizadas por promotores ou procuradores, ao gosto de seus estrategemas processuais ou, no caso específico, políticos.

É o que estabelece o artigo 4º da lei citada, que versa sobre as regras que devem ser observadas pelo juiz de Direito ao homologar um acordo de delação.