Apoie o DCM

PDT entra com notícia-crime no STF por crimes de Bolsonaro no 7 de setembro

Jair Bolsonaro em carro de som no ato golpista da Av. Paulista
Jair Bolsonaro em carro de som no ato golpista da Av. Paulista. Foto: Paulo Lopes/AFP

Nesta quarta-feira (08), O PDT protocolou junto ao STF uma nova notícia-crime contra Bolsonaro. No documento, o partido alega irregularidades cometidos pelo presidente durante os atos golpistas do 7 de setembro. Segundo a legenda, o presidente cometeu, pelo menos, três crimes.

Leia também

1- Moraes pauta ações sobre decretos de armas após ameaças de presidente

2- PT quer protesto unificado contra presidente

Crimes

O primeiro deles é a violação do artigo 359 do Código Penal, que define como crime a prática de “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.

Outro crime argumentado pelo PDT é expor os manifestantes a grandes aglomerações no meio da pandemia. “Isso porque não se faz necessário empreender grandes esforços intelectivos para vislumbrar que ainda está-se a vivenciar os efeitos do novo coronavírus e que, por isso mesmo, faz-se imperioso continuar a adotar as medidas de precaução contra o contágio, como evitar aglomerações”, diz o documento.

O partido também enxerga irregularidade em Bolsonaro ter encorajado de forma pública a prática de crimes. O presidente teria incitado “a desordem nos seus apoiadores, especialmente a instaurar um clima bélico contra o Supremo Tribunal Federal, em tons de ameaça”.

Além disso, a legenda afirmou que Bolsonaro fez uma espécie de campanha convocando a população aos atos “desde o início do mês de agosto”. Confira o documento na íntegra AQUI.