Apoie o DCM

Pentágono afirma que ataque em aeroporto no Afeganistão matou 12 militares dos EUA

Aeroporto de Cabul. Foto: Wikimedia Commons

Militares americanos foram mortos em aeroporto no Afeganistão, diz o Pentágono.

LEIA MAIS:

1 – AO VIVO: STF julga marco temporal para demarcação de terras indígenas

2 – ÁUDIO: Advogado fala da interferência de Flávio Bolsonaro na compra suspeita da vacina americana

Militares mortos

As explosões que atingiram o Aeroporto Internacional de Cabul, no Afeganistão, nesta quinta (26), mataram 12 americanos, de acordo com o governo dos EUA, e deixaram outros 15 feridos.

Trata-se da primeira morte de oficiais americanos no Afeganistão desde fevereiro de 2020, quando dois foram mortos após um homem com uniforme do Exército afegão abrir fogo. Segundo estudo da Universidade Brown (EUA), cerca de 2.300 soldados dos EUA morreram no país até 2019. Número de afegãos mortos no atentado desta quinta, por sua vez, já chega a 60, e o de feridos, a 143.

As forças americanas estão em operação de retirada do país, cujo prazo final para ser concluída é 31 de agosto, e coordenam, no terminal de passageiros, o resgate de diplomatas, cidadãos ocidentais e afegãos que auxiliaram a ocupação dos EUA. Cerca de 5.200 militares têm feito a segurança do aeroporto.

Hoje, duas explosões atingiram os arredores do terminal, onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga no processo de evacuação do país, desde o último dia 15 controlado pelo grupo fundamentalista Talibã após uma rápida ofensiva que derrubou o governo em Cabul.

Uma delas ocorreu na principal entrada do terminal aéreo, o Abbey Gate, e a outra se deu próxima ao hotel Baron, nas imediações do aeroporto, ainda de acordo com o governo americano, que não descartou novos ataques na região. A embaixada dos EUA em Cabul relatou ainda disparos com armas de fogo.

Pelo menos 60 pessoas feridas foram atendidas em um hospital de Cabul, e civis afegãos, soldados talibãs e, como já citado, militares americanos estão entre os atingidos pela ação terrorista.

Com informações da Folha de S.Paulo.