Apoie o DCM

VÍDEO: Em Peruíbe (SP), Bolsonaro volta a posar com criança fazendo “arminha” com as mãos

Bolsonaro em Peruíbe
Bolsonaro ergue criança que faz gesto de arma com as mãos – Foto: Reprodução

Neste sábado (09), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi passear em Peruíbe, no litoral paulista. Em mais um gesto de campanha antecipada, o mandatário aparece sem máscara em meio a uma aglomeração. Bolsonaro aproveitou para comer pastel, tomar caldo de cana e tirar fotos com apoiadores.

Em dado momento em que estava aglomerado com bolsonaristas, o presidente colocou uma criança em seus ombros. O menino estava fantasiado de militar e fazia gesto imitando uma arma com as mãos.

Confira abaixo:

Leia também:

1- Cármen Lúcia impõe limites a decreto sobre poderes da Abin

2- VÍDEO: Bolsonarista ataca cinegrafista da Globo na chegada do presidente ao Guarujá

3- VÍDEO: Prefeito de Gravatá celebra morte por covid de adversário que o acusou de pedofilia

Comitê da ONU condena Bolsonaro

O Comitê da ONU criticou Bolsonaro por ato semelhante. Ao participar de cerimônia de projeto de obras do metrô em Belo horizente, o mandatário posou com criança usando réplica de arma.

A organização pede o fim do uso de crianças vestidas como militares ou portando armas. Em declaração nesta terça (5) em Genebra, o grupo condenou o comportamento do presidente e alertou que o ato viola compromissos internacionais assumidos pelo país.

“[O Comitê] condena com veemência o uso de crianças pelo presidente Bolsonaro, vestidas com trajes militares e com o que parece ser uma arma de fogo, para promover sua agenda política, mais recentemente em 30 de setembro de 2021”, afirma a ONU.

Para a ONU, o ato deve ser criminalizado. Apesar de não aplicar imposição de medidas contra o Brasil, o Comitê aumenta o constrangimento mundial com o Brasil. “O Brasil é um Estado parte tanto da Convenção sobre o Direito das Crianças quanto de seu Protocolo Opcional sobre o envolvimento de crianças em conflitos armados”, afirma a ONU.

“Tem a obrigação de garantir que as crianças não participem de hostilidades ou de qualquer atividade relacionada a conflitos”, prossegue.

O caso aconteceu na última quinta (30), em Minas Gerais. Para o presidente, a criança é um exemplo de “civilidade, patriotismo e respeito”. Argumentou que quando era mais novo brincava com armas, flechas e estilingues.