Apoie o DCM

PF tira inquérito contra Salles das mãos do delegado que abriu apuração

Veja Ricardo Salles
Ricardo Salles. Foto: Lula Marques

A Polícia Federal transferiu um inquérito de Salles para a superintendência do Pará. A investigação era conduzida no Distrito Federal. A apuração se dá na operação Akuanduba. Com a mudança, o caso sai das mãos do delegado Franco Perazzoni, que o conduziu desde o início.

A apuração se dá para apurar crimes como exportação ilegal de madeira e uso de documentos falsos. A Polícia Federal argumenta que a troca de delegados ocorre por mudança de competência do inquérito na Justiça.

Mesmo com a mudança na Justiça, Perazzoni seria o responsável pelo caso. O próprio superintendente da PF no pará, Wellington Santiago, pediu que o caso fosse mantido com equipes da capital federal. Em outubro, entretanto, ele mudou de opinião e enviou novo documento à corporação do DF, dizendo que a do Pará estava pronta para assumir.

A mudança de posicionamento, segundo funcionários ouvidos pela TV Globo, se dá após promoção. Ele será adido da PF na Colômbia.

Leia também:

1 – Desembargadora livra bolsonarista flagrado com dinheiro em mala e alega que denúncia veio da ‘esquerda’

2 – Preparadora de elenco de ‘Marighella’ é denunciada por tortura, humilhação e agressão

3  – Homem joga moeda para Moro e o chama de traidor em evento do Podemos

O inquérito contra Salles

Em maio, Salles, Eduardo Bim (presidente afastado do Ibama) e outras nove pessoas foram alvo de operação autorizada por Alexandre de Moraes. Eles são investigados por crimes contra a administração pública como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação ao contrabando.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link