Apoie o DCM

Professores eméritos lançam carta de repúdio a Bolsonaro por excluir cientistas de honraria

Bolsonaro rejeitado jovens
Bolsonaro; – Foto; Reprodução

Após abaixo-assinado de cientistas contra decisão de Bolsonaro, que retirou da Ordem Nacional do Mérito Científico concedida aos pesquisadores Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Adele Schwartz Benzaken, professores eméritos lançaram carta de repúdio ao presidente.

A exclusão dos cientistas aconteceu  por causa de posições contrárias ao uso da cloroquina para o tratamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Em carta assinada por 30 eméritos da UFRJ, os docentes vieram a público “expressar a sua indignação e repudiar a injusta exclusão”. Com informações do Globo.

Eles lembram que seus nomes foram indicados por uma comissão paritária de membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, ABC e a SPBC, “o que garante que sua escolha se dê em virtude de seu mérito científico, fora de toda e qualquer injunção política”.

Leia também:

1; Exército fez esquema para matricular filha de presidente em Colégio Militar; saiba qual

2; Rosa Weber dá prazo para Câmara e Lira explicarem votação contestada por Maia; veja decisão

3; Sergio Moro cogita pedir anulação do depoimento de presidente

Leia a carta de repúdio a Bolsonaro na íntegra:

CARTA ABERTA DOS PROFESSORES EMÉRITOS DA UFRJ EM REPÚDIO À CASSAÇÃO DE HOMENAGEM A CIENTISTAS

Os Professores Eméritos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, abaixo assinados, vêm a público expressar a sua indignação e repudiar a injusta exclusão dos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico, os seus nomes foram indicados por uma comissão paritária de membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), o que garante que sua escolha se dê em virtude de seu mérito científico, fora de toda e qualquer injunção política.

Em decreto de 3 de novembro de 2021, o atual ocupante do Palácio do Planalto publicou a lista dos agraciados com a honraria e, em 5 de novembro de 2021, o Presidente da República, surpreendentemente, fez publicar novo decreto excluindo os dois cientistas acima mencionados, por pura perseguição política.

Essa atitude indigna é marca de governos autoritários, condizente com o negacionismo do atual governo, que, durante a pandemia de Covid-19, se posicionou e agiu contra todas as recomendações científicas dos especialistas em saúde pública do país, somado a isso, cortes financeiros abusivos vieram sufocar o financiamento de universidades e centros de pesquisa brasileiros, mostrando a sua total falta de visão e desprezo pela ciência e pelo próprio desenvolvimento do país.

Assim, prestamos nossa solidariedade aos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, excluídos da lista de agraciados por motivos políticos, bem como aos 21 (vinte e um) cientistas que renunciaram coletivamente às suas indicações. Estes 21 colegas deixaram muito claro que não se troca honradez por honrarias.

Rio de Janeiro, 6 de novembro de 2021

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.