Apoie o DCM

PT negocia parceria e pode ter base forte no Congresso

Lula mandando joia
PT, PSB e PCdoB estudam formar federação de partidos para 2022. Foto: Reprodução/Internet

PT, PSB e PCdoB estudam montar uma federação partidária para disputar as eleições em 2022. Segundo informações dos jornalistas Caio Spechoto e Mariana Haubert, do Poder365, congressistas pressionam seus dirigentes partidários nesse sentido.

Se os três partidos concretizarem o movimento, a base de um possível governo Lula no Congresso se fortaleceria.

Ainda há questionamentos no Superior Tribunal Federal (STF) sobre as federações partidárias, dispositivo que foi criado neste ano e que ajuda os partidos a eleger deputados e vereadores.

Leia mais:

1. Lula está no limite para vencer no primeiro turno, diz IPESPE

2. Moro perseguiu e mandou prender pequenos agricultores do Paraná

3. “Parece recalque”, diz Bolsonaro sobre aproximação de Moro com ex-ministros

Atualmente, o PT tem 53 deputados. Lula é simpático à ideia e quer ter uma base coesa para governar, caso vença em 2022, ou para fazer oposição. O PSB tem 31 parlamentares na Câmara e a bancada é quase toda favorável a federação. De acordo com os jornalistas do Poder365, João Campos, prefeito de Recife, é o principal entrave. O PCdoB, que conta com oito deputados, foi quem articulou a criação das federações, já que precisa se juntar para sobreviver à cláusula de barreira.

A federação partidária permite que as legendas somem suas votações para atingir a cláusula de desempenho. Trata-se do mecanismo que regula o acesso ao fundo partidário.

Os líderes favoráveis à federação acreditam que, com ela, os partidos elegerão mais deputados do que se estivessem separados.

Com informações do Poder360

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link