Apoie o DCM

Putin divulga lista de países hostis e Brasil fica de fora

Bolsonaro cumprimenta Putin após reunião no Grande Palácio do Kremlin
Bolsonaro cumprimenta Putin após reunião no Grande Palácio do Kremlin – Alan Santos – 16.fev.2022/Presidência da República

Kremlin divulgou nesta segunda (7) uma lista de países considerados hostis à Rússia. O Brasil do presidente Jair Bolsonaro teve uma imagem boa para os russos e ficou de fora. O mandatário brasileiro visitou Vladimir Putin na semana anterior ao início da guerra na Ucrânia e tem pregado neutralidade no conflito.

Essa relação foi elaborada para normatizar um decreto assinado por Putin no sábado (5), que estabeleceu critérios de relações comerciais com outros paíse​s enquanto durar o conflito no vizinho.

Para a Rússia, são considerados hostis Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, os 27 países da União Europeia, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Estados Unidos, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão.

LEIA MAIS:

1; Negociador ucraniano é morto por traição pelo serviço secreto de Kiev
2; “Não se trata de operação militar, mas de guerra”, diz o Papa sobre Ucrânia
3; Reabertura de corredores humanitários na Ucrânia fracassa

Para a Rússia, esses países aplicaram sanções

Segundo a Folha de S.Paulo, todas essas nações aplicaram algum tipo de sanção contra o governo russo depois da invasão iniciada no dia 24 de fevereiro.

O Brasil, como se sabe, nada fez na prática, embora tenha votado a favor da resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) condenando a guerra.

Ao mesmo tempo, seu embaixador na entidade discursou condenando também as sanções, seguindo a tradição de busca de distanciamento do Itamaraty. Com o presidente, contudo, a situação é algo diferente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link