Apoie o DCM

Fake news: Queiroga mente ao dizer que 4 mil morreram por vacina

Queiroga
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, espalhou fake news dizendo que há 4.000 óbitos comprovadamente relacionados à vacinação contra a Covid-19.

Em boletim epidemiológico publicado em outubro de 2021, com dados compilados até aquele mês, a Saúde apontava uma morte “tendo como relação causal com as vacinas”.

Questionado, o ministro repetiu o erro e disse que há 3.935 óbitos. Mais tarde, cobrado novamente sobre o dado, reconheceu que a informação estava errada disse que são casos em investigação. Com informações da Folha.

Leia também:

1- Jamil Chade é ameaçado após revelar busca do gabinete do ódio por ferramenta espiã

2- Guerra entre Bolsonaro e Paulo Guedes atinge Centrão

3- Damares volta a acenar ao Senado pelo Amapá: “Estão me tentando”

A fake news de Queiroga

O ministro não quis compartilhar o dado mais atual consolidado do Ministério da Saúde sobre investigação de reações adversas das vacinas da Covid.

O Ministério da Saúde considera que cerca de 10 mortes no Brasil estão associadas à vacinação, num universo de 325,71 milhões de vacinas aplicadas. Receberam pelo menos a primeira dose 159 milhões de pessoas, segundo dados oficiais do governo federal.

Queiroga citou o dado errado em programa da Jovem Pan, quando questionado por uma comentarista da emissora sobre o sofrimento de “inúmeras famílias vítimas dos efeitos adversos das vacinas”. “Temos na Secretaria de Vigilância em Saúde registrado 1,7 óbito por cada 100 mil doses aplicadas. Isso perfaz cerca 4.000 óbitos onde há comprovação de relação causal com a aplicação da vacina”, disse o ministro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.