Apoie o DCM

Fux manda recado para Bolsonaro na reabertura do STF

Jair Bolsonaro e Luiz Fux
Jair Bolsonaro e Luiz Fux.
Ueslei Marcelino – 20.out.2021/Reuters

Nesta terça-feira (1º), na reabertura dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2022, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, deu um recado para Jair Bolsonaro. Em discurso, ele pediu tolerância neste ano eleitoral e repudiou ameaças à democracia.

“Não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas”, declarou. “Os debates acalorados nesses momentos são comportamentos esperados em um ambiente deliberativo marcado pela pluralidade de visões”.

O ministro disse ainda que o Brasil precisa de “líderes capazes de engajar ações coletivas”, e que a política não pode ser a base do “nós contra eles”.

Leia mais

1-Congolês morto em quiosque foi espancado em 15 minutos por 5 pessoas, diz primo
2-‘Mataram aqui como matam em meu país’, diz mãe do congolês Moïse Kabamgabe
3-Apresentador processa Globo e pede salário milionário de Fátima Bernardes

Em dezembro, Fux criticou negacionismo de Bolsonaro

Na sessão de encerramento dos trabalhos do ano passado, em dezembro, Fux também deu recados ao presidente. Em um discurso sobre a pandemia da Covid-19, ele disse que o STF priorizou o julgamento de processos que buscavam salvar vidas, “valorizando a ciência e rechaçando o negacionismo”.

O presidente do Supremo ressaltou que ainda é necessário “seguir todas as recomendações técnicas para evitar maiores perdas”.

No discurso, Fux também falou sobre as ameaças à democracia que abalaram as intituições. Segundo ele, o STF seguiu comprometido com a Constituição e provou que “a democracia venceu”.

“Ao longo do último ano, esta Suprema Corte e o Poder Judiciário como um todo também enfrentaram ameaças retóricas, que foram combatidas com a união e a coesão de seus ministros. E ameaças reais, enfrentadas com posições firmes e decisões corajosas desta Corte”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.