Apoie o DCM

Relator pede cassação de mandato de Arthur Mamãe Falei

Mamãe Falei com expressão de preocupado.
O deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), conhecido como Mamãe Falei. Foto: Assembleia Legislativa de São Paulo

O relator do processo de cassação do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), deputado Delegado Olim (PP), defendeu, no seu relatório enviado ao Conselho de Ética da ALESP nesta quinta-feira (07), que Mamãe Falei, como Arthur é conhecido na internet, perca o mandato. O processo foi aberto após o vazamento de áudios misóginos, em que o parlamentar desrespeita mulheres ucranianas, afirmando que elas são “fáceis porque são pobres”.

O UOL confirmou a informação com a assessoria de imprensa da presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB). O relatório será lido pelos outros oito membros do colegiado, na terça-feira (12), e analisado.

Arthur Mamãe Falei reconhece que suas frases nos áudios são “repulsivas” e “grotescas”. Para tentar impedir a cassação, sua defesa alega que as gravações foram enviadas em grupos privados, enquanto o deputado estava licenciado do cargo. A tentativa é de conseguir uma punição mais branda, como uma moção de censura.

Leia mais:

1. Bolsonaro já disse que aborto é decisão da mulher: “Não compete ao outro lado”

2. Bolsonaro cresce, mas ainda é rejeitado por quase metade dos brasileiros, diz pesquisa

3. Lula planeja casar antes do inicio da campanha eleitoral

Delegado Olim já foi relator de outro caso envolvendo Mamãe Falei

O deputado Delegado Olim (PP) já relatou outro caso envolvendo Arthur do Val (União Brasil). Em outubro de 2019, ele analisou uma acusação de quebra de decoro parlamentar contra Mamãe Falei por ter xingado outros deputados de “vagabundos” no plenário da Assembleia Legislativa. Na época, sua decisão foi pelo arquivamento do caso. No fim, os deputados do Conselho de Ética ainda aprovaram uma advertência.

Sua nomeação como relator desse caso gerou críticas de deputadas, que gostariam que a relatora fosse uma mulher.

Quando os áudios machistas se tornaram públicos, no início de março, Olim criticou Mamãe Falei nas redes sociais: “Quero manifestar meu veemente repúdio e indignação, como Deputado Estadual, como membro da Comissão de Ética e Direitos Humanos da Alesp e como cidadão brasileiro, às graves declarações do deputado Arthur Do Val divulgadas pela imprensa”, escreveu.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link