Apoie o DCM

Renan ‘homenageia’ ema do Planalto em relatório da CPI da Covid

Bolsonaro e Ema
Em foto de 23 de julho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro exibe caixa de cloroquina para ema no Palácio da Alvorada, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters

Na versão preliminar do relatório final da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão, não esqueceu nem da ema do Palácio Alvorada em seu relatório. No capítulo “O papel do presidente da República”, o relator incluiu uma foto do presidente Bolsonaro mostrando uma caixa de cloroquina para uma ema.

Escreveu Renan: “é bastante farta a quantidade de registros fotográficos e em vídeo em que o presidente da República propagandeia os supostos benefícios da cloroquina. O mais simbólico foi a oferta de cloroquina a uma ema nos jardins do Palácio do Alvorada”.

Ressalta que essa não foi a única ação midiática do presidente e inclui mais cinco fotos de Bolsonaro exibindo a caixa do remédio que não faz efeito e pode até prejudicar a saúde. Ao contrário do presidente, a ema não está indiciada. Com informações do G1.

Leia também:

1; MP aceita processo contra procuradores da Lava Jato

2; Brasil corre risco de ficar sem combustível em novembro, diz Petrobras

3; Pressionado, Bolsonaro cancela lançamento de Auxílio Brasil

Renan pede indiciamento de Braga Netto

Renan também acusa Walter Braga Netto, ministro da Defesa de Jair Bolsonaro, de omissão durante o combate à pandemia do coronavírus. Por isso, a comissão vai pedir o indiciamento do general.

As cópias do relatório começaram a circular entre senadores nesta segunda (18) à noite. Braga Netto foi chefe da Casa Civil do governo e comandou o Centro de Coordenação das Operações do Comitê de Crise da Covid-19. O órgão foi criado por Bolsonaro no início da pandemia.