Apoie o DCM

Governo exonera diretor responsável pelo Enem após carta de demissão

Ver a imagem de origem
Logo Enem

Após 8 meses, Anderson Oliveira, diretor responsável pela prova do Enem, entrega carta pedindo demissão. Ele estava à frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A exoneração foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. A sua saída faz parte da série de trocas no comando na coordenação do Inep após a crise às vésperas do exame, que levou 37 servidores entregarem seus postos em comissão.

Na semana passada, a Diretoria de Gestão e Planejamento do Inep também teve uma troca de chefes. Alexandre Avelino Pereira foi exonerado do cargo. Apenas um dia depois, coordenadores do departamento foram demitidos das funções comissionadas. Com essas trocas, o funcionamento da prova pode ser prejudicado, pois demora para cada funcionário se adaptar.

Leia mais

1-Sob Bolsonaro, Brasil cai duas posições em ranking de corrupção

2-Moro enterraria CPI se revelasse ganhos em consultoria, diz Lira

3-VÍDEO: “Traído” por microfone, Biden ofende jornalista da Fox News

Por que responsável pelo Enem se demitiu?

Em carta, Oliveira afirma que o motivo de sua saída é “exclusivamente ordem pessoal”. Também ressalta que seu compromisso no cargo foi assegurar “robustez técnica aos trabalhos”.

“Declaro que meu compromisso à frente dessa diretoria foi de assegurar a robustez técnica dos trabalhos, bem como me dedicar para garantir o direito a educação de  qualidade, equitava e inclusiva, consequentemente, produzir o  impacto  social. Além de trabalhar para o fortalecimento instucional que  só  pôde  ser  garantido por meio da qualidade técnica dos servidores e colaboradores envolvidos”, diz Oliveira.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link