Apoie o DCM

Roberto Jefferson passa mal e desmaia em presídio

Roberto Jefferson
Roberto Jefferson passou mal. Foto: Mário Agra/PTB Nacional

Roberto Jefferson passou mal nesta segunda (30) no presídio Bangu 8, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ele foi denunciado ao STF pela Procuradoria-Geral da República. O ex-deputado bolsonarista está preso desde 13 de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com o G1, o presidente nacional do PTB desmaiou na cela e precisou ser levado para a sala do diretor da unidade. Um dos presos, que é médico, examinou o ex-parlamentar.

Na sequência, o político foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do presídio. Ele reclamou de pressão baixa e dores nas pernas. Acabou ficando internado.

O ex-deputado é acusado de incitar crimes contra a segurança nacional, atacando o Supremo e senadores da CPI da Covid. Ele também chamou de macaco o embaixador da China no Brasil, Yang anming. Jefferson ainda caluniou o presidente do Senado, Pacheco, ao falar que ele não aceitava o impeachment contra ministros do STF por “interesses pessoais”.

Leia mais:

1 – Senado se divide sobre André Mendonça no STF; Saiba como está a projeção

2 – Colégio Militar desafia prefeitura de Juiz de Fora com aval de TRF e ordena volta às aulas

3 – Flávio Bolsonaro tenta barrar, no STF, julgamento do caso das rachadinhas

Roberto Jefferson e a sua convicção de um golpe de Bolsonaro

O presidente do PTB está dobrando a aposta contra o STF por uma razão muito simples. Ele tem certeza que Bolsonaro vai dar um golpe e o salvará da prisão.

O DCM conversou com atores políticos em Brasília, alguns do próprio partido comandado por Jefferson e a resposta é essa. O político preso seguirá enviando cartas e desafiando os poderes na certeza que será salvo pelo seu herói.

Ao menos uma pessoa disse que é exatamente assim que o líder do PTB trata Bolsonaro: como seu herói. Em todo seu discurso, ele insiste que o presidente fechará o STF e obrigará as Forças Armadas a tirá-lo da cadeia. Mesmo que todos ao seu redor insistam em tentar explicar que não há chance disso acontecer, ele não desiste.

Nervoso

Um assessor de um importante membro do PTB disse que a decisão de hoje iria gerar revolta em Jefferson. O PGR denunciou o líder do partido por homofobia e incitação ao crime. Isso significa dizer que um dos aliados de Bolsonaro, entendem que Roberto Jefferson cometeu um crime.

Para os aliados do político, ele teria um rompante de estresse, mas dificilmente vai mudar sua postura. “Ele está convicto que as portas do presídio se abrirão e ele sairá livre com o apoio do Exército”, disse uma pessoa ligada a Jefferson. A esperança do líder do PTB é que, em 7 de setembro, ocorra o golpe e ele ganhe protagonismo no governo.