Apoie o DCM

Russos controlam parte de Kiev, diz Zelensky

Volodymyr Zelensky Kiev
Zelensky diz que Rússia chegou ao coração do poder uraniano
Foto: Reprodução/Perfil Brasil

Em pronunciamento feito na noite desta segunda-feira (28), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que as tropas russas conseguiram chegar a capital uraniana, Kiev, considerada o coração do poder do país. “As tropas russas controlam o norte de Kiev, têm recursos e mão de obra”, informou.

Ainda em seu discurso, o governante declarou que outras regiões do seu território encontram-se em uma situação “tensa , muito difícil”. São elas: Sumy, Chernihiv, Donbas, no sul da Ucrânia e regiões de Kharkiv. O representante comentou ainda que a força da Rússia tem “tentando restaurar as unidades destruídas”.

Antes da fala do presidente, algumas autoridades tinham afirmado que o exército russo vinha perdendo forças dentro do espaço ucraniano, tendo perdido o controle de  Irpin e outras cidades localizadas em áreas periféricas de Kharkiv e Kiev. “Temos boas notícias hoje: Irpin foi libertada. Entendemos que haverá mais ataques à nossa cidade, e vamos defendê-la corajosamente”, cometou Oleksandr Markushyn, prefeito do município.

Leia mais:

1 – Premiê de Israel critica Zelensky por comparação com o Holocausto

2 – VÍDEO: Zelensky fala em ‘3ª Guerra Mundial’ se negociação com Rússia falhar

3 – Zelensky suspende partidos de oposição na Ucrânia alegando “ligações com a Rússia”

Zelensky irá propor neutralidade em encontro com a Rússia nesta terça

Novas negociações entre ucranianos e russos estão marcadas para esta terça-feira (29). O encontro das lideranças dos dois países deve acontecer na Turquia. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse que está disposto a abrir mão da entrada da Ucrânia na OTAN para ter o fim do conflito.

Além de terça, mais uma rodada de conversas deve acontecer na quarta-feira (30). Até o momento o encontro tem apenas um confirmação parcial, faltando ainda o posicionamento de David Arakhamia, um dos que irão negociar pelo lado do país invadido.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link