Apoie o DCM

Senadores defendem recondução de Aras dizendo que Lindôra seria pior

Imagem: Gil Ferreira/Agência CNJ

Senadores da República comentam que, “se está ruim com [Augusto] Aras, pode ficar pior ainda com Lindôra”.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – Haddad diz no Bial que Ciro foi convidado para ser vice de Lula em 2018, mas recusou

2 – Bolsonarista e esvaziada: como é a Amebrasil, a Associação da PM que sugeriu o golpe

Aras versus Lindôra

Augusto Aras. Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR
Reprodução: Youtube/MPF

No dia da sabatina de recondução dele ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), até senadores que são contra ele estão defendendo sua aprovação, por causa do nome que poderia vir a substituí-lo no posto, o da subprocuradora-geral Lindôra Araújo.

Por esse motivo também os senadores não querem que o Palácio do Planalto acione o Plano B caso o nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF) seja rejeitado ou mesmo retirado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Uma possibilidade seria Bolsonaro indicar Aras para a vaga no STF e Lindôra Araújo para a Procuradoria-Geral da República. Na avaliação de senadores, Lindôra é muito mais alinhada ao Palácio do Planalto do que Aras, próxima inclusive da família do presidente Jair Bolsonaro.

“A Lindôra é muito próxima do presidente, da família dele, e ela poderia substituir Aras, por isso, acredito que o procurador-geral, mesmo criticado, acabará sendo reconduzido”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

Além disso, nas conversas com senadores, Aras tem prometido ter uma atuação mais ativa em relação a atos do governo e do presidente.

Com informações de Valdo Cruz no G1.

Quem é Lindôra?

A subprocuradora-geral da República afirmou ‘não haver provas’ que máscaras são eficazes contra Covid-19. Mas quem é Lindôra Araújo? No ano passado, o ex-governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), a acusou de ter “relacionamento” com a família Bolsonaro. O ex-juiz federal disse que a subprocuradora-geral da República persegue governadores. Ela negou todas as acusações.

Ele era alvo da operação Tris in Idem e Lindôra Araújo foi quem assinou a petição do MPF que o afastou do cargo de governador. “Mais um circo sendo realizado. Lamentavelmente, a decisão do seu ministro Benedito Gonçalves, induzido pela Procuradoria da República, na pessoa da Dra. Lindôra, que está se especializando em perseguir governadores, desestabilizar os estados da federação, a partir de investigações rasas e buscas e apreensões preocupantes”, afirmou ele na época.

“A Procuradoria possui vários procuradores, por que não se faz para outro Ministério Público e não o direcionamento para determinada procuradora? A procuradora cuja imprensa já noticiou seu relacionamento com a família Bolsonaro”, acrescentou.

“A procuradora da República tem relação com Flávio Bolsonaro. Essas questões precisam ser respondidas”, seguiu acusando. Ela negou.