Apoie o DCM

STF adia decisão sobre depoimento do presidente Bolsonaro

bolsonaro-depoimento-presencial-stf-decisao
Bolsonaro ainda não sabe se terá que dar depoimento presencial ao STF

A decisão sobre o formato do depoimento de Jair Bolsonaro foi adiada pelo STF. O assunto será discutido na próxima quarta (6). O caso é sobre o inquérito que apura suposta interferência do governante na Polícia Federal. A informação é do Metrópoles.

Sergio Moro acusou Bolsonaro de tentar interferir na PF. O objetivo era proteger os familiares e amigos bolsonaristas. A fala do ex-ministro ocorreu em abril do ano passado. Na época, ele pediu demissão do governo.

A ação está parada no STF desde que o ex-ministro Celso de Mello ordenou que Bolsonaro fosse prestar depoimento presencialmente. O chefe do executivo não gostou nem um pouco da decisão e recorreu para depor por escrito. O pedido foi incluído no processo na pauta do plenário e foi aceito.

O assunto começou a ser debatido e Celso de Mello foi o único que votou. Ele reiterou sua posição a favor do depoimento presencial. Agora só falta o presidente falar para o inquérito ser finalizado.

Leia mais:

1 –TRE reconduz pastor ao comando do PTB do DF após alegação de falsificação da assinatura de Jefferson

2 – Eduardo Leite Sobre Ciro: “Não faz sentido ser candidato a vice com um candidato que tem dificuldades de decolar”

3 – “Lula tem nosso apoio”, diz ao DCM porta-voz do Partido Social Democrata alemão, vencedor da eleição

Bolsonaro e o depoimento

Recentemente, Rosa Weber permitiu a abertura de outro inquérito envolvendo o Planalto. O objetivo é investigar se o presidente cometeu crime de prevaricação. Isto porque, supostamente, não teria comunicado aos órgãos de investigação sobre indícios de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin.

A PGR sinalizou que quer ouvir os autores do fato, incluindo Bolsonaro. Só que isso esbarra na questão parada no Supremo, se o depoimento será presencial ou não.