Apoie o DCM

STF julga habeas corpus de Zé Trovão; dois ministros já votaram contra

Zé Trovão
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (03), o STF julgaum habeas corpus movido pelo caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão contra a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre Moraes.

Até o final da tarde, dois ministros haviam negado o pedido de revogação da prisão preventiva. O julgamento deve prosseguir até a segunda-feira, 13 de dezembro. Com informações do Congresso em Foco.

O relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, indicou não ser possível analisar o caso por conta da jurisprudência da corte, que entende ser incabível aceitar habeas corpus contra decisão dada por um ministro da corte, de maneira individual. Não haveria, também, situação de “teratologia, ilegalidade flagrante ou abuso de poder que justifique a concessão da ordem de ofício”.

Leia também:

1- Joaquim Barbosa não quer Sergio Moro

2- URGENTE: Alexandre de Moraes manda abrir outro inquérito contra Bolsonaro

3- Lula tem a maior aprovação da web entre candidatos, diz levantamento

Rosa Weber também votou contra Zé Trovão

“Verifica-se, portanto, que a parte recorrente não trouxe novos argumentos suficientes para modificar a decisão agravada”, conclui Barroso. Até o final da tarde, apenas a ministra Rosa Weber havia indicado voto, acompanhando o relator.

Zé Trovão está preso desde o dia 26 de outubro, quando se entregou à Polícia Federal em Joinville (SC), após passar algumas semanas foragido no México.

Além de Barroso e Weber, fazem parte da 1ª Turma os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli. A corte hoje atua com apenas 10 ministros, já que André Mendonça tomará posse apenas no dia 16 deste mês.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.