Apoie o DCM

TCU pode suspender contratos do governo Bolsonaro com ONGs inativas de jogadores

Jair Bolsonaro e Daniel Alves
Jair Bolsonaro cumprimenta Daniel Alves

O Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, nesta quinta-feira (7), que o órgão investigue e suspenda o repasse do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) a duas ‘ONGs de prateleira’ do ex-jogador Emerson Sheik e de Daniel Alves, lateral-direito da seleção brasileira. Os valores doados pela administração federal somam R$ 6,2 milhões.

Na terça (5), a Folha de S. Paulo revelou que as duas entidades tiveram projetos aprovados no ano passado para realização de cursos de esportes, mesmo sem ter nenhuma experiência prévia. A assinatura dos dois convênios só foi possível porque os atletas driblaram exigências legais usando as chamadas “ONGs de prateleira”.

Ambas foram beneficiadas com emendas parlamentares a pedido de deputados da base do governo. A verba já foi empenhada (reservada no Orçamento), mas ainda não paga, diz reportagem da Folha.

Leia também:

1; Lei Paulo Gustavo: Bolsonaro veta projeto que destinaria verba para a Cultura

2; Economista próximo a Lula alertou mercado sobre Bolsonaro

3; Rodrigo Maia diz que Lula é diferente de Bolsonaro: “Um democrata”

Governo Bolsonaro e a “ONG de prateleira” de Sheik

Bolsonaro, Marcelo Magalhães e Emerson Sheik
Jair Bolsonaro, o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e o ex-jogador Emerson Sheik.
Créditos: Divulgação/Ministério da Cidadania

Emerson Sheik assumiu uma “ONG de prateleira” para firmar o convênio com a Secretaria Especial do Esporte. O objetivo era cumprir uma exigência legal de existência de três anos da entidade para firmar acordos do tipo com a União.

O ex-jogador, no entanto, decidiu pedir o cancelamento da parceria ao governo no último dia 1º. Ele citou “mudanças internas na entidade que impossibilitariam o cumprimento do objeto da proposta”.

A verba para a entidade do ex-atleta havia sido reservada por meio de uma emenda da bancada do Rio de Janeiro a pedido do deputado Hélio Lopes (PL-RJ), um dos mais próximos do presidente Jair Bolsonaro.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link