Apoie o DCM

Xi Jinping diz que quer “reunificação” com Taiwan pacificamente

O presidente da China, Xi Jinping
O presidente da China, Xi Jinping. Foto: AFP

Xi Jinping quer buscar “reunificação” com Taiwan de maneira pacífica, segundo ele. Em discurso em Pequim neste sábado (9), o presidente chinês disse que o maior obstáculo é a força “independência” do país. “Aqueles que esquecem sua herança, traem sua pátria e buscam dividir o país não terão sucesso”, afirma.

Segundo a CNN Brasil, Taiwan é uma parte inseparável para a China na visão do país. O discurso ocorre um dia antes do aniversário da Revolta de Wuchang. O presidente chinês não citou nenhum uso de força militar no discurso.

Em 1º de julho, quando se comemorou o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista Chinês, ele prometeu “derrotar totalmente” os defensores da independência de Taiwan. Em comunicado divulgado pelo país após o discurso, Pequim disse que deveria abandonar seus “passos provocativos de intrusão, assédio e destruição”.

Leia também:

1 – Bolsonaro riu ao saber que Marcos Pontes ameaçou se demitir

2 – Presidente do CFM é acusado de faltar a 873 plantões em hospital

3 – Ciro Gomes gastou fortuna com publicitário para tentar crescer nas pesquisas

Discurso de Xi Jinping ocorre em meio a tensões militares

O discurso do presidente chinês ocorre em meio a tensão militar no Estreio de Taiwan. Durante quatro dias no início do mês, militares chineses usaram 150 jatos de combate, bombardeiros, aeronaves anti-submarinas e aviões de alerta no país. Em resposta, o presidente do país, Tsai Ing-wen afirmou que não busca conflito, mas “fará o que for necessário para defender sua liberdade e modo de vida democrático”.