Bolsonaro riu ao saber que Marcos Pontes ameaçou se demitir

Atualizado em 9 de outubro de 2021 às 12:48
Bolsonaro e Marcos Pontes juntos e sorrindo
Bolsonaro riu quando Marcos Pontes ameaçou se dmitir

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, ameaçou se demitir ontem (08). Em coletiva de imprensa, ele reclamou publicamente do corte que a pasta sofrerá em 2022 e disse que faltará recurso para bolsas. Além disso, o astronauta garantiu que chegou a cogitar pedido de demissão. Bolsonaro foi informado da forte declaração de seu ministro e sua reação foi, no mínimo, curiosa. O presidente riu e aprovou.

Segundo interlocutores, Bolsonaro estava no mesmo evento que Marcos Pontes, mas não ouviu a afirmação na coletiva. O presidente teria sido informado sobre as declarações por alguns assessores e pediu detalhes. Uma fonte confirmou ao DCM que ele começou a rir quando soube com detalhes de tudo que Pontes disse.

Para assessores, Bolsonaro disse que achou corajosa a atitude do ministro astronauta. “Tá ficando corajoso e entendendo como funciona”, teria dito o presidente. Ninguém, no entanto, levou a frase a sério e entendeu que ele estava zombando do ministro.

Leia também

1 – Youtuber bolsonarista diz à PF que “covid não existe” e que faz “interpretação dos fatos”

2 – Presidente do CFM é acusado de faltar a 873 plantões em hospital

3 – Ciro Gomes gastou fortuna com publicitário para tentar crescer nas pesquisas

Bolsonaro e Marcos Pontes

Mas engana-se quem pensa que a ameaça mexeu na relação de Bolsonaro com o ministro. Outra fonte do Planalto explicou à reportagem, sob a condição de anonimato, que os dois se dão bem. Embora Marcos Pontes não faça parte do núcleo político do presidente, eles se respeitam. E o que pesou na declaração foi que as críticas foram direcionadas.

O ministro disse que a culpa do corte era do Ministério da Economia, ou seja, jogou a culpa em Paulo Guedes. Além disso, Pontes disse textualmente que Bolsonaro prometeu ajudar a resolver o problema no ano que vem. O presidente viu isso com bons olhos, porque o astronauta o teria poupado de críticas e de uma crise institucional.

Nos bastidores, no entanto, é dado como certo que a ameaça de demissão foi puro blefe. Embora o Centrão queira a vaga de Pontes, ele não pretende deixar o cargo e disse isso a aliados. E Bolsonaro tampouco pretende demiti-lo.