“Estado de sítio não é crime”, diz Bolsonaro

Atualizado em 28 de fevereiro de 2024 às 12:05
Jair Bolsonaro durante entrevista à CNN. (Foto: Reprodução)

Ao chegar ao Hospital Vila Nova Star, localizado na zona sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que “estado de sítio não é crime”, em resposta a alegações de que teria planejado um golpe durante seu mandato.

Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro se defendeu das acusações, destacando que o estado de sítio, previsto na Constituição Federal, não foi implementado durante sua gestão. Ele ressaltou que os procedimentos legais necessários para a adoção desse estado, como a convocação dos conselhos da República e da Defesa, não foram seguidos.

“A minha defesa não teve acesso ao processo, não sabemos o que está lá. O estado de sítio começa convocando os conselhos da República e da Defesa, incluindo autoridades políticas”, disse Bolsonaro.

“Nada disso foi feito, sequer o primeiro passo foi dado. Deixo claro, são dispositivos constitucionais, se o presidente da República estivesse pensando em usar qualquer dispositivo de forma legal, isso não é crime”.

Ato na Paulista

No último domingo (25/2), Bolsonaro participou de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, onde negou as acusações de planejamento de um golpe de Estado.

Durante o evento, ele também defendeu a anistia para os condenados por atos golpistas ocorridos em 2023, em Brasília, e expressou o desejo de “passar uma borracha no passado” em busca de “pacificação” política.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link