Estátua de Itamar Assumpção é inaugurada em São Paulo

Atualizado em 26 de dezembro de 2021 às 22:09
Itamar Assumpção
Estátua do cantor compositor Itamar Assumpção é instalada na Zona Leste de SP

Foi inaugurada na quarta-feira (15) uma estátua do cantor e compositor negro Itamar Assumpção no Centro Cultural Penha, Zona Leste de São Paulo. A obra fica no Largo do Rosário, número 20.

O artista ficou conhecido por utilizar diversos gêneros musicais em suas composições, como o samba, o rock, funk e até reggae. Suas criações são carregadas de críticas sociais. Assumpção se tornou referência da música independente durante os anos 1980.

“Ele falava muito que era um artista de outro tempo, que seria compreendido e assimilado pelas pessoas só depois que morresse. Ele foi sempre muito fiel à sua criação e sua criatividade, isso é muito estimulante”, lembrou Anelis Assumpção, filha de Itamar.

A obra foi feita em bronze e nasceu das mãos do escultor Leandro Junior. “Foi um processo de muito estudo”, disse.

“A estátua do Itamar não é somente uma homenagem ao artista, é um símbolo muito importante neste momento”, afirmou o artista plástico.

Leia mais:

1- Puxa saco, Queiroga diz ter “relação de confiança” com Bolsonaro

2- Olavo de Carvalho: “Na gestão Bolsonaro a esquerda impôs sua ditadura”

3- Secretária da Covid no Governo desmente Bolsonaro e defende vacina para crianças

Outros monumentos em homenagem a personalidades de negras devem ser instalados em 2022

Além da estátua de Itamar Assumpção, quatro outros monumentos em homenagem a personalidades negras serão instalados pela cidade no próximo ano, todos criados por artistas negros.

O cantor e compositor Gilberto Gil, que é conselheiro do museu Itamar Assumpção, fundado em 2020, comentou sobre a importância desses monumentos: “Tivemos a inauguração do museu há pouco tempo, temos agora a inauguração da estátua numa região onde ele viveu e trabalhou muito. É essa a importância do reconhecimento da importância dele”.

“Isso é positivo não só pela questão do reconhecimento, da ação afirmativa, mas também para a gente começar a minimizar um pouco o racismo estrutural”, explicou Aline Torres, que é secretária de Cultura do município.“Como tivemos fatos recentes na sociedade, uma estátua conta um lado da história. Agora, a gente tem personalidades negras positivas para contar uma outra história. É importante a gente andar pela cidade e saber quem foi ele de verdade”, completou Torres.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link