EUA dizem que Bolsonaro tem ‘responsabilidade’ em confrontar Putin

Atualizado em 28 de janeiro de 2022 às 22:03
Foto de Putin e Bolsonaro em aperto de mão. Eles estão sorrindo, ambos usam ternos pretos.
Bolsonaro fará viagem ao país em Fevereiro: Foto: Pedro Ladeira / Folhapress

O governo dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira (28) que “o Brasil tem a responsabilidade de defender os princípios democráticos e proteger a ordem baseada em regras, e [deve] reforçar esta mensagem para a Rússia em todas as oportunidades”.

A declaração foi dada em um questionamento da BCC News Brasil sobre a visita que Jair Bolsonaro (PL) fará ao presidente da Rússica, Vladimir Putin, marcada para fevereiro. Bolsonaro confirmou a viagem ontem diante do momento tenso que há entre a Rússia e a Ucrânia.

Em uma conversa com apoiadores, o chefe do executivo disse que “ele [Putin] é conservador sim. Eu vou estar mês que vem lá, atrás de melhores entendimentos, relações comerciais. O mundo todo é simpático com a gente”.

Leia mais:

1 – Brasileiro é confundido com presidenciável da Colômbia e recebe inúmeras mensagens no Twitter

2 – Anitta faz montagem de cena de seu novo clipe com “Fora Bolsonaro”

3 – Acusação de estelionato contra Álvaro Garnero é arquivada pela justiça

Conflitos entre Ucrânia e Rússia crescem; Interesses de Putin colidem com os dos EUA

Há meses a Rússia posicionaram tropas em regiões estratégicas próximas à Ucrânia e exigem a proibição do ingresso do país na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Além da Rússia entender a Ucrânia como uma extensão do país, devido aos traços étnicos e culturais, há interesses comerciais que influenciam o aumento dos conflitos, como o fornecimento de gás pela Ucrânia.

Os EUA afirmaram ter ciência da visita de Bolsonaro e que ele tem responsabilidade em defender a democracia.

Já em declaração recente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse “o senhor [Bolsonaro] expressou as melhores qualidades masculinas e de determinação. O senhor foi buscar a solução de todas as questões, antes de tudo na base dos interesses do seu povo, seu país, deixando para depois as soluções ligadas aos problemas de sua saúde pessoal. Isso é para todos nós um exemplo de relacionamento corajoso com o cumprimento de seu dever e a execução de suas obrigações na qualidade de chefe de Estado”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.