Quem é Fakhoury, abandonado na CPI pela tropa de choque bolsonarista

Otávio Fakhoury na CPI da Covid
Otávio Fakhoury na CPI da Covid. Foto: Reprodução/Agência Senado

Diferentemente de Luciano Hang, Otávio Fakhoury foi abandonado na CPI da Covid pela tropa de choque. Somente Marcos Rogério auxilia o empresário bolsonarista no depoimento.

Omar Aziz ironizou o fato e falou ao depoente: “O senhor está sozinho aqui”. O presidente da comissão lembrou que ontem (29), os bolsonaristas estiveram em peso para ajudar o Véio da Havan.

Leia também:

1 – “Já dei três vezes, mas sou hétero”: o lado B de Bolsonaro nos grupos de WhatsApp

2 – Colunista da Folha denuncia colega de jornal por racismo

3 – Mãe de Luciano Hang aglomerou sem máscara antes de morrer por covid

Quem é Fakhoury

O empresário faz parte de um grupo de empresários com acesso ao presidente. É presidente do diretório do PTB em São Paulo e dono do site “Crítica Nacional”, que publica notícias distorcidas e mentirosas pró-governo. Fakhoury também é vice-presidente do Instituto Força Brasil, que também está na mira do colegiado.

Nesta semana, foi revelado que Fakhoury se uniu a Eduardo Bolsonaro para criar rádio com dinheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A ideia é montar uma rede de comunicação, com emissoras de rádio e TV, com viés bolsonarista e de direita. Ele também teve conversas com Allan dos Santos e Roberto Jefferson sobre o tema.

Esse deve ser um dos temas da oitiva do bolsonarista hoje.

Alvo do STF

A CPI chegou a Fakhoury pelo compartilhamento de informações de inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é alvo dos inquéritos das fake news e dos atos golpistas na Corte. A CPI, no entanto, vai se aprofundar e detalhar na disseminação de notícias falsas que têm relação com a pandemia.

Suspeito de atuar junto do gabinete do ódio, ele já deturpou a Justiça para atacar o DCM.