Mais um sinal da fome no Brasil sob Bolsonaro: carcaça de peixe é vendida em mercado

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 22:59
Carcaça de peixe
Foto: Twitter/Reprodução

Imagem que viralizou nas redes sociais mostra que um supermercado de Belém, no Pará, está vendendo carcaça de peixe a R$ 3,90 o quilo.

Na imagem que circula nas redes sociais, um isopor envolto em plástico filme mostra os restos de pele, cabeça, sangue e espinhas. Tudo isso, devidamente etiquetado, ao preço de R$ 2,01, por pouco mais de 500 gramas.

O “produto” é resultado da gestão do governo Jair Bolsonaro e a gestão econômica de Paulo Guedes que aceleram a taxa de empobrecimento.

Até o final do ano passado, 116,8 milhões de brasileiros viviam em situação de insegurança alimentar e 19 milhões passavam fome, segundo uma pesquisa de rede PENSSAN.

Leia também

1- Henrique Meirelles ensina por que não faz sentido diminuir ICMS para baixar combustível

2- VÍDEO: Cláudio Lins pede impeachment de Bolsonaro: “Cometeu inúmeros crimes”

3- Apoiador de Ciro em 2018, Caetano Veloso declara voto em Lula em 2022

Carne

O consumo de carne vermelha pelos brasileiros também diminuirá em quase 14% neste ano, se comparado a 2019. O alimento já acumula alta de 30,7% em 12 meses, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além da alta da carne e de outros produtos, o país tem 14,1 milhões de desempregados. O nível de consumo de carne bovina é o menor em 26 anos.

A alta dos preços também obriga brasileiros a procurar substitutos para a carne, mesmo que os alimentos sejam menos nutricionais. É o caso das famílias que recorrem ao pé, pescoço e miolos de galinha. Comerciantes também sentiram a alta na compra de miojos.

Segundo a professora da faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas, Glaucia Pastore, a má alimentação da população aumenta as “possibilidades de doenças virais ou outras crônicas não transmissíveis, como diabetes, cardiopatias, câncer, que se prolongam por toda a vida, impossibilitando de trabalhar”.