Fotos do corpo de Marielle não puderam ser investigadas porque sumiram do IML

Atualizado em 24 de março de 2024 às 19:55
Marielle Franco. Foto: Reprodução

As fotografias oficiais tiradas pelos médicos legistas dos cadáveres de Marielle Franco e Anderson Gomes desapareceram e não puderam ser examinadas. A falha foi atribuída a um problema no cartão de memória da câmera fotográfica.

O Instituto Médico-Legal faz parte da estrutura da Polícia Civil o então líder da corporação, Rivaldo Barbosa, foi detido neste domingo, sob suspeita de envolvimento no crime.

As escassas imagens disponíveis da autópsia de Marielle foram capturadas não com o equipamento do IML, mas com o dispositivo particular de um perito em específico que estava presente durante o procedimento.

Carro onde Marielle Franco foi assassinada. Foto: Divulgação

Reginaldo Franklin, diretor do IML na época dos homicídios, declarou que não tinha conhecimento da perda das fotografias oficiais: “É uma surpresa”. Ele admitiu, no entanto, que a cópia de segurança das imagens foi extraviada.

A delegada Andréa Menezes, então diretora do Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica, afirmou não se lembrar do incidente e que não foi informada sobre o ocorrido. Ela destacou as muitas limitações técnicas enfrentadas pelo DGPTC, ao qual o IML estava subordinado.

O médico legista Cláudio Amorim Simões, responsável pelo exame no corpo de Marielle, comunicou que “a câmera foi encaminhada para a direção do instituto”, e que deveria ser contatada nesse sentido.

Ele afirmou ainda não poder fornecer declarações e que apenas a assessoria de imprensa da Polícia Civil poderia se manifestar.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link