General Heleno permitiu avanço de garimpo em áreas de preservação na Amazônia

Veja o general Heleno
General Heleno. Foto: Agência Brasil

General Augusto Heleno, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência, autorizou o avanço de sete projetos de exploração de ouro numa região praticamente intocada da Amazônia, diz reportagem do jornal Folha de S.Paulo nesta segunda (6).

LEIA MAIS:

1 – Sergio Moro vai até o fim, que pode ser logo ali. Por Moisés Mendes

2 – VÍDEO: Lula defende pontes com evangélicos em sessão de ‘Marighella’

3 – Lula e Alckmin, Alemanha e Estados Unidos. Por Alberto Carlos Almeida

Garimpo avança com Heleno

O gesto é considerado inédito no Conselho de Defesa Nacional nos últimos 10 anos.

O general, que despacha no Palácio do Planalto e que se coloca como um dos principais conselheiros de Jair Bolsonaro, é secretário-executivo do Conselho de Defesa, órgão que aconselha o presidente em assuntos de soberania e defesa.

Cabe ao ministro do GSI dar aval ou o não a projetos de mineração na faixa de fronteira, numa largura de 150 km.

Com base em projetos encaminhados pela ANM (Agência Nacional de Mineração), o general autorizou em 2021 sete projetos de pesquisa de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Lugar é conhecido como Cabeça do Cachorro e está no extremo noroeste do Amazonas, na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela.

Na região estão 23 etnias indígenas . São Gabriel da Cachoeira é a cidade mais indígena do Brasil. A Cabeça do Cachorro é uma das áreas mais preservadas da Amazônia e uma das últimas fronteiras sem atividades que resultam em desmatamento elevado .

O jornal analisou os extratos de 2.004 atos de assentimento prévio, como são chamadas as autorizações dadas pelo Conselho de Defesa Nacional para a faixa de fronteira, publicados nos últimos 10 anos.

E usou a base de dados mantida pelo próprio GSI. Os extratos são publicados no Diário Oficial da União.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.