
Para promover candidatos do PSDB, o jornal O Globo vai dar um mês de assinatura grátis a quem assistir um debate. A conversa entre Arthur Virgílio Neto, Eduardo Leite e João Doria ocorre nesta terça (19), e faz parte das prévias dos tucanos. O debate também tem participação do Valor Econômico, a mediação de Vera Magalhães e outros colunistas dos jornais.
Na thumbnail da live, que terá início às 11h, o jornal disponibiliza um link para ganhar um mês gratuito (https://bit.ly/debate-assinatura). “Acesse o link e ganhe 1 mês de assinatura digital do GLOBO”, diz. Ao lado, um endereço com o termo “debate-assinatura”.
Ao abrir o link, entretanto, a página aponta erro:

Para Fernando Haddad, a ideia do veículo é “imoral e ilegal”. “Configura doação de recursos em proveito de um partido político. Alguém vai apurar?”, questiona. Na prática, o jornal está tentando comprar o eleitor.
O debate entre os pré-candidatos no Globo está sendo visto pelo partido como muito importante, principalmente pelo impacto midiático que pode produzir
Fui informado que o jornal @OGloboPolitica está dando um mês de assinatura grátis para quem assistir o debate dos pré-candidatos tucanos à presidência. Considero a prática imoral e ilegal. Configura doação de recursos em proveito de um partido político. Alguém vai apurar?
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) October 19, 2021
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Grupo Globo faz de tudo para promover a “terceira via”
Não é só o jornal O Globo que tem sido usado para promover a tal “terceira via”, o veículo só escancarou as intenções. Recentemente, a GloboNews organizou um outro debate com Ciro Gomes, Alessandro Vieira e Luiz Henrique Mandetta.
O Grupo Globo está articulado para promover a tal terceira via, que tem poucas chances de vingar em 2022. Todas as pesquisas mostram que o segundo turno na próxima eleição será entre Lula e Jair Bolsonaro.
Após polêmica, jornal retira link do ar
O DCM consultou os advogados Hélio Silveira e Alberto Rolo acerca da possibilidade de crime eleitoral na promoção do veículo.
Ambos discordam da hipótese, no entanto, e consideram não haver “alguma forma de abuso ou ilícito”.
Argumentam que a promoção não poderia se configurar uma doação de empresa privada.
O setor jurídico do jornal, entretanto, parece não ter a mesma certeza.
Após a “promoção” do veículo gerar debate nas redes, o link foi retirado da thumbnail. O espaço onde constava o link agora aparece em branco:

O DCM contatou o jornal O Globo e o questionou acerca da promoção e da retirada do link, mas o veículo não respondeu até a publicação desta matéria.