Chacota, Guaidó estende ‘presidência interina’ da Venezuela

Atualizado em 4 de janeiro de 2022 às 20:08
Foto de Juan Guaidó
Enfraquecido, parlamentares da oposição ratificam a presidência interina de Juan Guaidó. Foto: Noticias Carabobo

Juan Guaidó foi ratificado na noite da segunda-feira (3) como o presidente interino da Venezuela.  Com uma oposição dividida, Guaidó – que foi elencado ao posto para tentar derrubar o governo de Nicolás Maduro – enfrenta níveis de popularidade extremamente baixos. Em 2019 o político já havia se autodeclarado presidente interino do país, com apoio do Brasil, Estados Unidos, Colômbia e outras nações.

O parlamento, que se mantém o mesmo desde 2015, ignorou o resultado das eleições presidenciais de 2018 e as legislativas de 2020, prorrogando a permanência dos parlamentares até o ano de 2022. Guaidó “é uma espécie de Frankenstein político que fracassou”, declarou o presidente, que comanda o país e recebe, inclusive, apoio do exército nacional.

Leia mais:

1 – Bolsonaro tem sonda retirada, diz novo boletim médico

2 – MP quer falência de Itapemirim e bens bloqueados de dono

3 – Monark detona obrigatoriedade de vacinação: “Mais nocivas que a doença”

Apoio dos EUA é importante para Guaidó

Apesar de bastante impopular na Venezuela, o presidente interino é apoiado por inúmeros países, cujo mais entusiasta são os Estados Unidos. Ainda na Era Trump, o presidente afetou a economia venezuelana com embargos e sanções, incluindo do petróleo, e entregou o controle dos ativos da Venezuela a Guaidó.

Com Biden o apoio dos EUA à oposição segue o mesmo, embora Guaidó esteja enfraquecido e enfrente disputas dentro do seu campo. A União Europeia lida com mais cautela com o presidente interino, mantendo também interlocuções diretas com Maduro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link