Investigação vazada por Bolsonaro era sigilosa, diz PF

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 16:48
Investigação vazada por Bolsonaro era sigilosa
Documentos divulgados por Bolsonaro eram sigilosos

A Polícia Federal diz que a investigação vazada pelo presidente Jair Bolsonaro para colocar em dúvida a segurança do sistema eleitoral brasileiro era sigilosa e que ele teria cometido um crime. A Procuradoria Geral República, no entanto, alega que a investigação era pública e inocentou o presidente. As informações são do O Globo.

“Informo a Vossa Senhoria que o Inquérito Policial 1065955-77.2020.4.01.3400 trata de investigação sigilosa e que, no momento, encontra-se tramitando entre a Polícia Federal e o Ministério Público.”, comunicou a 12ª Vara Federal do DF.

Leia mais:

1- Fachin garante que TSE não vai diminuir transparência de informações

2- ‘Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers’, alerta Fachin

3- Barroso alerta sobre possibilidade de ataque ao sistema eleitoral: “Odeiam o Brasil”

Investigação vazada por Bolsonaro apura ataque hacker ao TSE

A investigação vazada pelo presidente apura as circunstâncias de um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A documentação não tem relação com as urnas eletrônicas, mas o chefe do Executivo exibiu o material durante uma live em agosto de 2021 como uma suposta prova da vulnerabilidade do sistema eleitoral, o que não é verdadeiro.

O TSE pediu à PF a abertura de um inquérito, após a documentação ser vazada pelo presidente, para investigar  o arquivo. A delegada Denisse Dias Ribeiro concluiu que o caráter tinha natureza sigilosa e apontou que Bolsonaro teria cometido crime de violação de sigilo funcional.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link