“Janaina foi desaprendendo tudo, até que desaprendeu direito”, diz ex-aluna da deputada negacionista

Atualizado em 4 de janeiro de 2022 às 9:19
Veja Janaina Paschoal
Janaina Paschoal

Renata Nagamine, que foi aluna de Janaina Paschoal e é especialista em Direito internacional, fez um desabafo sobre sua ex-professor. Janaina tornou-se uma negacionista da vacina ao se aprofundar no bolsonarismo.

LEIA MAIS:

1 – “Não se paga conta com saudosismo”: por que a Band errou ao apostar em Faustão

2 – Defensor do livre mercado, Bolsonaro está quebrando as universidades privadas

3 – Bolsonaristas cobram STF sobre supostos ataques contra Bolsonaro após internação

Ex-aluna fala de Janaina

Ela escreve no Twitter:

“A Janaína foi desaprendendo tudo, até que desaprendeu direito e, ao que parece, o português. Provavelmente por ter sido aluna dela, a mim me impressiona sua desintegração.

No final, nem tudo o que somos sempre existiu em potência no que éramos. Somos mais moldados pelo mundo e por nossas práticas do que às vezes estamos dispostos a admitir. As mídias sociais inclusive deixam ver a transformação de pessoas em uma espécie simulacros de si mesmas.

É certo que a gente aprende na vida. Mas, como o caso da Janaína e o de tantas outras pessoas fazem ver, a gente também pode mudar para pior. É óbvio, eu sei. Depende de como a gente vive, do que a gente faz. Até a permanência às vezes requer atenção. Para ser mais precisa:

O Alexandre de Moraes era péssimo. A bibliografia dele era basicamente o resultado da busca com o descritor ‘direito constitucional’ na base da biblioteca. Era dogmático e intolerante a divergências. Publicamente, ele se moveu para um lado, Janaína para outro, no mesmo período.

Para o caso de não ter ficado claro, não falei em momento algum que a Janaína era brilhante, nem a elogiei como pesquisadora. Disse que ela era uma boa professora. E não falei isso para defendê-la, mas porque acho que ela é ícone de um processo recente que precisa ser entendido”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link