Janela partidária: 20% dos deputados trocam de sigla e Centrão se fortalece

Atualizado em 1 de abril de 2022 às 14:52
Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados

De acordo com um levantamento do G1, 105 dos 513 deputados federais já trocaram de partido desde o início da chamada “janela partidária“, no último dia 3. O número representa 20% da Câmara. O período para os parlamentares definirem suas legendas está programado para terminar nesta sexta-feira (1º).

A janela partidária é o intervalo de 30 dias que a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores, seis meses antes da eleição, para que troquem de partido, se desejarem, sem o risco de perder o mandato.

As bancadas que mais cresceram nesta janela partidária são de partidos do Centrão. O primeiro é o PL do presidente Jair Bolsonaro, que recebeu 37 novos membros e viu 7 saírem. Ao todo, o partido possui agora 72 deputados. Em seguida, vem o PP, onde 15 entraram e apenas 2 saíram. Agora, são 52 no total. O Republicanos, sigla ligada à Igreja Universal, também teve um crescimento significativo. 14 entraram e 4 deixaram a legenda, totalizando 43 deputados. O PSD de Kassab aparece logo atrás, com 41. O partido filiou 8 novos parlamentares e perdeu 5.

Leia mais:

1. Doria nega ter desistido de disputar Presidência: “Especulação”

2. VÍDEO – Bolsonaro manda ministros do STF calarem a boca: ‘Bota tua toga e não enche o saco’

3. Dirigente do União Brasil diz que Moro será candidato, mas não à Presidência

PSB se enfraquece com saída de deputados

Depois da federação com o PT ter sido descartada, o PSB deve enfraquecer com a saída de deputados durante o período de janela partidária. A crise pode acontecer inclusive em Pernambuco, estado onde a legenda tem força e ocupa o governo local desde o ano de 2007.

Uma das saídas prováveis é a do deputado pernambucano Felipe Carreras, que avalia entrada no PV, partido que fará parte da federação com o PT. Caso migre, o parlamentar poderá utilizar a popularidade do ex-presidente Lula para impulsionar a candidatura.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link