Lira quer “lei moderada” para combater fake news

Atualizado em 15 de fevereiro de 2022 às 20:02
Arthur Lira quer lei moderada
“Tem que ser uma lei moderada”, diz Lira sobre PL das Fake News

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira disse em conversa com repórteres, momentos antes do início da sessão de hoje (15), que prevê a criação de regras para moderação de conteúdo para combater a disseminação de fake news na internet. Com informações da CNN.

“Nós não vamos fazer uma lei para determinado caso, para determinada pessoa ou para determinado objetivo. Tem que ser uma lei moderada. Essas questões de tecnologia avançam sempre muito rapidamente, e ela tem que ter uma parte estruturante”, declarou.

De acordo com Lira, a PL será tratada com as bancadas e deve ser votada em plenário na próxima semana. Ele ainda destacou que a discussão em torno do projeto não será uma “questão de disputa nacional pelo Telegram“.

“E esse assunto vai ser tratado com naturalidade legislativamente, não vamos fazer disso de uma pauta nacional de um embate como já existiram vários. Então, isso vai ser tratado com normalidade”, disse. Lira reforçou no texto do projeto que “há de se preservar a liberdade de expressão”.

Leia mais:

1- Lira escolhe data para tirar eleições das mãos do povo; Entenda

2- Sob pressão no Brasil, Telegram tem outra postura na Alemanha; Saiba qual

3- Bolsonaro quer Telegram como app oficial do Brasil

Lira defende representação do Telegram no Brasil

A representação oficial no Brasil do Telegram foi defendida pelo presidente da Casa, para que o aplicativo de mensagens consiga cumprir decisões judiciais, receber ofícios e estabelecer comunicação com órgãos públicos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou um acordo com oito empresas de tecnologia para que priorizem os conteúdos oficiais. Estiveram presentes na cerimônia, representantes do Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok, LinkedIn e Kwai

No entanto, o Telegram não foi encontrado para falar sobre o assunto com o TSE. Os ministros, agora, esperam alguma ação do Congresso antes de uma medida judicial contra o aplicativo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link