Lula cresce e aumenta distância para Bolsonaro, diz pesquisa

Petista foi o mais citado pelos entrevistados

Atualizado em 13 de janeiro de 2022 às 20:56
Lula cresce pesquisa Bolsonaro
Lula vence Bolsonaro na pesquisa

Nesta quinta (13), a nova pesquisa EXAME/IDEIA mostrou Lula em primeiro lugar. Jair Bolsonaro vem em segundo, enquanto Sergio Moro ocupou a terceira posição. Ciro Gomes atingiu a quarta colocação e João Doria fechou em quinto.

Segundo o relatório, o petista fechou com 41% das intenções de votos no primeiro turno. O atual presidente registrou 24% e Moro obteve 11%. O ex-governador do Ceará foi citado por 7% dos entrevistados. O pré-candidato do PSDB conquistou 4% da preferência das pessoas que participaram da pesquisa.

A diferença de Lula para Bolsonaro cresceu entre dezembro e janeiro. O ex-presidente tinha 37% contra 27% do capitão da reserva. Isso significa que o petista subiu 4%, enquanto Jair Messias caiu 3%.

Leia mais:

1 – Google, Facebook e Twitter são intimados a dar informações sobre a invasão do Capitólio dos EUA

2 – Com mais de 800 mil mortes, Biden diz que enviará ajuda médica e 500 milhões de testes para estados dos EUA

3 – “Eriça os sentimentos e não colabora para harmonia dos Poderes”, diz Temer em relação aos ataques de presidente da República ao STF

Lula é o mais citado em pesquisa espontânea que Bolsonaro

O ex-presidente também é o mais lembrado quando é feita a pergunta espontânea. O petista é citado por 34% dos entrevistados, um crescimento de seis pontos percentuais em relação a dezembro. Bolsonaro tem 20% das intenções de votos, mesmo índice do mês anterior.

“A pergunta espontânea dá a exata noção do engajamento do eleitor com o candidato, porque na pesquisa espontânea não é oferecida nenhuma alternativa para os entrevistados. A intenção de voto espontânea de Lula tem evoluído em regiões como Centro-Oeste, tem se fortalecido no Sudeste e até mesmo há saldos positivos em subsegmentos tradicionalmente aliados a Bolsonaro, como o dos evangélicos”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

A EXAME/IDEIA ouviu 1,5 mil pessoas entre 9 e 13 de janeiro. As entrevistas foram realizadas por telefone, com ligações para celulares e fixos residenciais. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.