O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está participando, nesta terça-feira (29), de um debate sobre a Petrobras e os preços dos combustíveis, realizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), no Rio de Janeiro. A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e o ex-senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também estão no evento, juntamente a especialistas no assunto. Assista abaixo.
O alto preço dos combustíveis, causado principalmente pela política de paridade internacional adotada pela atual gestão da Petrobras, tem sido um dos principais problemas para a economia brasileira nos últimos meses. Lula já afirmou que, se eleito presidente da República, acabará com a política que vincula ao dólar o valor pago pelos combustíveis no Brasil.
Assista abaixo ao debate realizado nesta terça-feira (29).
https://www.youtube.com/watch?v=wzvquPfT8Lc
Leia mais:
1. Rússia promete cessar-fogo em Kiev e Chernihiv
2. Agressão de Will Smith a Chris Rock é “fake”, diz campeão de “tapa na cara”
3. Arquidiocese pede que Renato Freitas não tenha mandato cassado por invasão à igreja
Presidente da Petrobras demitido
O presidente Jair Bolsonaro (PL) resolveu demitir o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, na segunda-feira (28). A pressão devido a mais um aumento no preço dos combustíveis ficou insustentável. O mandatário tenta salvar sua campanha de reeleição e sabe que o preço alto da gasolina, óleo diesel e botijão de gás são fatores de desgaste do seu governo.
Essa é a segunda troca no comando da Petrobras em um ano, pelo mesmo motivo: o alto preço dos combustíveis. Roberto Castello Branco, o primeiro presidente da estatal na gestão Bolsonaro, deixou o cargo em fevereiro de 2021, sendo substituído pelo general da reserva Silva e Luna.
O novo presidente da principal estatal do país será Adriano Pires, que estava como diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.