Os esforços de Lula para derrubar o ‘orçamento paralelo’ de Bolsonaro

Atualizado em 2 de fevereiro de 2022 às 6:48
A imagem de Lula
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está dialogando com antigos desafetos não apenas para assegurar sua vitória nas eleições de 2022. Ele tem um objetivo mais específico contra o governo Bolsonaro, conta a Coluna de Guilherme Amado no Metrópoles nesta quarta (2).

LEIA MAIS:

1 – Quinta coluna, Paulo Guedes já conversa com Moro

2 – Buraco de Doria abre espaço para Tarcício em SP, dizem bolsonaristas

3 – Após ser denunciado por homofobia, Milton Ribeiro vai à TV promover governo Bolsonaro

Lula contra o Orçamento Paralelo

Segundo o colunista, o ex-presidente afirmou a interlocutores que, se for eleito, quer contar com uma maioria consistente no Congresso para derrubar o orçamento paralelo que garante o apoio do Centrão ao governo Bolsonaro.

Ele tem manifestado em conversas públicas e privadas que Bolsonaro virou refém do Congresso com a instituição das emendas de relator.

De acordo com o petista, a prioridade de um eventual governo será acabar com o mecanismo para conferir maior autonomia ao Executivo.

Ex-presidente disse a Gilberto Kassab que planeja contar de largada com os votos do PSD e de todos os partidos de esquerda no Congresso.

Isso ainda assim não será suficiente para ter maioria parlamentar. Por isso, Lula tem estreitado os laços com antigos adversários que poderão ser eleitos para a Câmara e conferir apoios pontuais, como os ex-governadores tucanos Marconi Perillo e Beto Richa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link