Lula indica aliança com Kalil em MG para corrida eleitoral

"Com quem a gente pode fazer aliança hoje em Minas Gerais é com o Kalil", disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Atualizado em 10 de março de 2022 às 14:01
A imagem do Lula
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto. Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje (10) que trabalha com a ideia de apoiar, nas eleições de outubro de 2022, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para o governo de Minas. Sua fala foi para a rádio mineira Itatiaia.

“Com quem a gente pode fazer aliança hoje em Minas Gerais é com o Kalil”, disse, afirmando ainda que aguarda o empresário se afastar da Prefeitura da BH para, enfim, buscar a aliança.

De acordo com o ex-presidente, que trabalha em uma pré-candidatura à Presidência da República no pleito a ser realizado no fim do ano, a opção pela aliança ao invés de lançar uma candidatura própria busca evitar o feito “vexatório” desempenhado pelo PT nas eleições de 2020.

O PT lançou Nilmário Miranda para a prefeitura da capital mineira, mas o ex-deputado federal ficou em sexto lugar no pleito, com 1,88% dos votos válidos. Kalil, que buscava reeleição, venceu ainda em primeiro turno, com 63,36% dos votos válidos.

“Fizemos algo vexatório lançando candidato a prefeito em BH. Era melhor termos construído logo a aliança com o Kalil, e não termos feito o Nilmário passar o sufoco que ele passou”, disse Lula. “Se nós não temos [candidato forte no estado], então temos que reconhecer que não temos, que não construímos uma candidatura, e buscar uma aliança”, acrescentou.

LEIA MAIS:

1; Zema lidera, mas Kalil ganha trunfo em Minas, mostra pesquisa
2; Seguido por Kalil, Zema larga na frente pelo governo de Minas, diz pesquisa
3; Kalil sobre eleições; “Pode ser que eu precise do Lula”

E o Senado, Lula?

Mesmo que o Partido dos Trabalhadores não lance candidato ao governo do estado, a sigla trabalha com o nome do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) como pré-candidato do partido ao Senado por Minas Gerais.

“É notório e público que o PT quer ter o Reginaldo como candidato ao Senado”, afirmou. “Ele é uma pessoa muito querida em MG, e trabalhamos com a ideia de que ele seja candidato ao Senado pelo PT”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Pedro Zambarda de Araujo
Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com