Lula indica aliança com Kalil em MG para corrida eleitoral

"Com quem a gente pode fazer aliança hoje em Minas Gerais é com o Kalil", disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Atualizado em 10 de março de 2022 às 14:01
A imagem do Lula
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto. Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje (10) que trabalha com a ideia de apoiar, nas eleições de outubro de 2022, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para o governo de Minas. Sua fala foi para a rádio mineira Itatiaia.

“Com quem a gente pode fazer aliança hoje em Minas Gerais é com o Kalil”, disse, afirmando ainda que aguarda o empresário se afastar da Prefeitura da BH para, enfim, buscar a aliança.

De acordo com o ex-presidente, que trabalha em uma pré-candidatura à Presidência da República no pleito a ser realizado no fim do ano, a opção pela aliança ao invés de lançar uma candidatura própria busca evitar o feito “vexatório” desempenhado pelo PT nas eleições de 2020.

O PT lançou Nilmário Miranda para a prefeitura da capital mineira, mas o ex-deputado federal ficou em sexto lugar no pleito, com 1,88% dos votos válidos. Kalil, que buscava reeleição, venceu ainda em primeiro turno, com 63,36% dos votos válidos.

“Fizemos algo vexatório lançando candidato a prefeito em BH. Era melhor termos construído logo a aliança com o Kalil, e não termos feito o Nilmário passar o sufoco que ele passou”, disse Lula. “Se nós não temos [candidato forte no estado], então temos que reconhecer que não temos, que não construímos uma candidatura, e buscar uma aliança”, acrescentou.

LEIA MAIS:

1; Zema lidera, mas Kalil ganha trunfo em Minas, mostra pesquisa
2; Seguido por Kalil, Zema larga na frente pelo governo de Minas, diz pesquisa
3; Kalil sobre eleições; “Pode ser que eu precise do Lula”

E o Senado, Lula?

Mesmo que o Partido dos Trabalhadores não lance candidato ao governo do estado, a sigla trabalha com o nome do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) como pré-candidato do partido ao Senado por Minas Gerais.

“É notório e público que o PT quer ter o Reginaldo como candidato ao Senado”, afirmou. “Ele é uma pessoa muito querida em MG, e trabalhamos com a ideia de que ele seja candidato ao Senado pelo PT”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link