Lula lidera com folga e tem chance de vitória no 1° turno, diz pesquisa

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022 às 12:29
Montagem com as fotos de Bolsonaro, Moro, Ciro e Lula lado a lado.
Os principais candidatos à Presidência: Bolsonaro, Moro, Ciro e Lula. Imagem: Reprodução

O ex-presidente Lula (PT) aparece liderando as pesquisas de intenção de voto no levantamento mais recente, realizado pela CNT/MDA. No cenário em que os votos brancos e nulos são considerados, o petista pontua 42,2% dos votos. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 28%, Ciro Gomes (PDT) em terceiro, com 6,7%, e Sergio Moro (Podemos) em quarto, com 6,4%. As principais mudanças em relação a última pesquisa do mesmo instituto foram o crescimento de Bolsonaro em 2,4%, de Ciro Gomes em 2,8% e a queda de Moro em 2,5%.

No cenário que considera apenas os votos válidos, o ex-presidente Lula tem 48%, ficando muito próximo da vitória em primeiro turno. O CNT/MDA também apurou o cenário de possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, em que o petista tem 53,2% e o candidato do PL 35,3%. Brancos e nulos somaram 9,4% e indecisos, 4,5%.

Leia mais:

1. 31% de eleitores bolsonaristas avaliam presidente como ‘ruim’ ou ‘péssimo’, diz pesquisa

2. Lula está na frente de Bolsonaro em quase 10% em Minas, diz pesquisa

3. Militares se vacinam menos contra Covid-19 do que índice geral de adultos

O levantamento CNT/MDA, divulgado nesta segunda-feira (21), foi realizada entre os dias 16 e 19 de fevereiro e ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro ficou em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e a chance do resultado retratar a realidade é de 95%.

Lula também lidera pesquisa espontânea

Na metodologia de pesquisa espontânea, em que não são dadas para os entrevistados as opções de candidatos, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 32,8% dos votos, contra 24,4% de Bolsonaro. Ciro ficou com 2,6% e Moro com 2,1%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link