Lula ouve chanceler e Celso Amorim sobre o ataque em Israel; Itamaraty avalia nota

Atualizado em 13 de abril de 2024 às 22:50
Lula, Mauro Vieira e Celso Amorim. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dialogou com o ministro das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Vieira, sobre a intensificação da tensão no Oriente Médio após os ataques de drones iranianos ao território israelense.

Entretanto, até o momento, o conteúdo da conversa entre Lula e o ministro das Relações Exteriores ainda não foi divulgado pelo Palácio do Planalto e pelo Itamaraty.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores informaram que o Brasil está avaliando a situação geral do conflito e que ainda não é possível mensurar completamente a dimensão dos ataques.

O presidente busca informações sobre a situação dos cidadãos brasileiros na região e os desdobramentos do conflito. O país também não avalia um plano de resgate dos indivíduos que lá estão, como ocorreu na expedição para buscar os brasileiros em Gaza, e sugere que os cidadãos que estão em Israel busquem alternativas para deixar o país, caso seja possível.

Mauro Vieira e Lula. Foto: Reprodução

Celso Amorim, o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, também foi consultado por Lula e comunicou que a situação no Oriente Médio é observada com apreensão pelo governo brasileiro. “É uma situação inquietante, que o Brasil está monitorando com cuidado”, declarou.

Desde fevereiro, as relações entre Brasil e Israel estão tensas, quando o presidente Lula comparou a ofensiva israelense na Faixa de Gaza às atrocidades do regime nazista de Adolf Hitler. Como consequência desse pronunciamento, o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou Lula persona non grata.

Em resposta, Lula convocou o retorno embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, o que representou um resfriamento das relações bilaterais entre as nações.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link