Lula: ‘Todos que tentaram dar golpe serão presos’

Atualizado em 1 de maio de 2023 às 17:10
Lula em celebração ao Dia do Trabalhador. (Foto: Ricardo Stuckert)

Durante o ato de centrais sindicais que celebram o Dia Mundial dos Trabalhadores, em São Paulo nesta segunda-feira (1°), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “todas as pessoas que tentaram dar um golpe serão presas. Esse país quer democracia de verdade, esse país quer respeito”, em relação aos participantes bolsonaristas da invasão ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro.

A promessa, porém, depende do Judiciário e do Legislativo, que irá investigar os atos golpistas de 8 de janeiro em uma CPI, além dos trabalhos já iniciados pela Polícia Federal e prisões decretadas pelo STF, como a do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres.

Na celebração do Dia do Trabalhador, Lula defendeu também que as pessoas possam se dizer de esquerda sem medo e “voltem a ser humanistas, que as pessoas se abracem, a gente não pode mais viver num mundo em que andar de vermelho é visto como inimigo do inimigo”, disse. “A gente não pode aceitar a ideia de que é proibido dizer que é de esquerda”.

No discurso, que durou pouco mais de 15 minutos no Vale do Anhangabaú, na região central da capital paulista, a geração de empregos foi um dos temas abordados como objetivos do novo governo, dizendo que não pode ser aceitável que os juros controle a criação de novas vagas ao invés de regular a inflação.

Ainda sobre a geração de empregos, Lula falou dos direitos das mulheres no mercado de trabalho. Citando o Projeto de Lei mandado para a Câmara dos Deputados, no Dia Internacional da Mulher, o presidente afirmou que “pela primeira vez vamos [o governo] garantir, sem vírgula nem ponto, que a mulher tem que ganhar o mesmo salário que o homem se ela tiver o trabalho igual. Não é possível que a mulher ainda seja tratada como um ser inferior”.

Seguindo a tendência da principal discussão entre os parlamentares, sobre o PL das Fake News, que deve ser votado nessa terça-feira (2), o petista reforçou a importância da população seguir engajada para apoiar a aprovação do Projeto, endossando seu pedido nas redes sociais.

Assista ao discurso de Lula na íntegra: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link